21 janeiro 2010

Iaac - Solar House Commencement /Exhibition

FabLab Iaac Solar House Barcelona – 21 Jan de 2010

Iaac – Institut d’ arquitectura avançada de Catalunya, a oportunidade de ver o lançamento oficial da fabricação da proposta ao Solar Dechalon Europe e falar com alguns dos estudantes ligados ao projecto.

Iaac - Institute for Advanced Architecture of Catalonia, the chance to attend the Ceremony of Launching Fabrication of the first Solar House of Barcelona, the Fab Lab House, within the frame of the solar Decathlon 2010 Competition.

It is perhaps the first time ever, that an entry in this competition results from a computational process, relying in parametrization – Grasshopper being one of the tools – and digital fabrication.

Talvez seja a primeira entrada neste concurso que recorre, por um lado, a processos de parametrização – sendo o Grasshopper uma das ferramentas utilizadas – e por outro, a fabricação digital, grande parte da qual será feita nas instalações do próprio Instituto, recorrendo a uma fresa.

Apesar de ser ainda incompleta a informação facilitada, segundo os autores, teoricamente esta casa, ou melhor, este processo computacional, resulta em infinitas soluções, optimizadas para qualquer localização do globo. Apesar de ser um exemplo de mass costumization, na verdade trata-se de um protótipo. O elevado preço por metro quadrado e tanto quanto foi possível perceber, uma série ainda limitada de inputs considerados, são alguns dos pontos a contornar.

Certamente que há uma série de questões a levantar mas talvez seja esse o grande mérito deste projecto: trazer e centrar discussões. Se o resultado prático pode ser discutível, indiscutível é a capacidade do Instituto ao longo de poucos anos, reunir conhecimento, recursos humanos e materiais para desenvolver este projecto.

Da filosofia do FabLab, de destacar a preocupação em trazer o acto de construir para as mãos das pessoas, dos futuros moradores até, investindo em sistemas e materiais de construção simples, leves.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.